[Slider]

Folclore - Culinária

       Mudando um pouco o foco das postagens para as comidas típicas, iniciarei por duas receitas daqui do Rio de Janeiro. Ambas são servidas tanto em festa populares, como em festas comuns ou de aniversário.


Feijoada carioca

       Muito comum em festas de aniversário, comemorações diversas e festas para arrecadar dinheiro em torno de uma causa. Todo carioca participou ou já foi convidado para uma.
       Pesquisando sobre a historia deste prato, descobri que, mais uma vez, o que aprendi na escola não estava tão certo assim. Vou explicar: Cresci acreditando  que a feijoada era um prato inventado pelos escravos, que pegavam os restos de carne que sobravam das mesas de seus senhores e colocava junto com o feijão escasso que recebia para se alimentar, com o objetivo de incrementar o prato. Qual a minha surpresa quando, pesquisando para o blog, descobri que essa historia não passa de uma mentira.
       Confesso que fiquei meio balançada se era verdade ou não, mas o argumento que me fez mudar de ideia foi o seguinte: Muitos escravos eram de origem muçulmana, religião que abomina o consumo de carne de porco e seus derivados. Portanto é pouco provável que os escravos colocassem essas carnes em sua comida por vontade propria.
      Carne, no Brasil Colonial, qualquer que fosse, também era muito escassa e as partes utilizadas na feijoada eram consideradas iguarias. 
      Outro fato que modifica este pensamento é que muitos países da Europa tinham pratos típicos com feijão e carnes, como: o “Cassoulet” na França, o tradicional cozido em Portugal, o “Casoeula” na Itália, e o “Puchero” na Espanha.
       Então a feijoada não é uma invenção brasileira? Sim é! Provavelmente é uma adaptação dessas receitas, com os ingredientes típicos da America do Sul, como o feijão preto.
       A receita principal data do século XIX, tendo sua primeira menção num anuncio do Hôtel Théatre em 7 de agosto de 1833. Seus acompanhamentos foram surgindo aos poucos e complementando o prato principal.
       

Receita de feijoada

Aproximadamente 15 pessoas
1/2 kg de carne de porco salgada.
1/2 kg de carne seca
1 pé, 1 orelha e 1 focinho de porco salgados
1 kg de feijão preto
1/2 kg de carne bovina (ponta de agulha ou braço)
1/2 kg de linguiça
1 paio
100g de toucinho defumado
1/2 kg de lombo de porco
1 cebola graúda picada
2 colheres de sopa de óleo
3 dentes de alho
Cheiro verde a gosto
Sal (opcional)

       Modo de preparo: Ponha de molho, na véspera, a carne de porco salgada, a carne seca, o pé, a orelha e o focinho de porco salgados.
       No dia seguinte, de manhã, leve o feijão preto ao fogo num caldeirão com bastante água.
       Em outra panela, dê uma fervura nos ingredientes que deixou de molho.
       Uma hora depois que o feijão estiver no fogo, junte nele os ingredientes fervidos e mais a carne bovina, a linguiça, o paio, o toucinho defumado e o lombo de porco.
       Quando tudo estiver mais ou menos cozido, junte um refogado feito à parte com cebola picada, 1 colher de sopa de óleo, alho socado e cheiro verde.
       Prove o sal e deixe ferver, até que tudo fique bem cozido, em fogo brando, para que não pegue no fundo do caldeirão.
       Na hora de servir, coloque todos os ingredientes em uma travessa, arrumando com jeito.
       Sirva junto molho, couve refogada, arroz, farofa e laranjas doces

       Fonte: Dona Benta: comer bem - 77 ed. - Companhia Editora Nacional. pg 375.


Caldo verde

       Também é muito comum em festas aqui no Rio. Nas festas juninas muita gente desavisada confunde com sopa de ervilha, por causa do nome. Iguaria servida nos mais variados tipos de festas, desde aniversários até casamentos. 
       Qual a minha surpresa quando descubro que o Caldo Verde, apesar de ser muito comum aqui no Rio de Janeiro, é de origem Portuguesa. Surgiu por volta do século XV, no Norte de Portugal. É super famosa em Portugal e consumida em festas religiosas e na virada do ano.

Receita de caldo verde

1 ou 2 fatias de bacon (aqui eu substituo por meia linguiça calabresa cortada em cubinhos)
1/2 kg de batatas
2 colheres (de sopa) de óleo de oliva
1 maço de couve manteiga
1 dente de alho
1/2 colher (de sopa) de cebola ralada
Sal

       Modo de preparo: Frite o bacon (ou a linguiça) até que fique bem corado. Refogue então a cebola e o alho e junte as batatas descascadas e picadas.
      Despeje 1 litro de água e deixe cozinhar. Quando as batatas estiverem cozidas, retire e passe no espremedor. Torne então a colocá-las no caldo e adicione a couve picada fino e sal a gosto. Conserve a sopa no fogo até que a couve esteja cozida, mexendo de vez em quando.
      No momento de servir, despeje o óleo e misture. Sirva quente.
      Fonte: Festas e ingredientes - Ed. Abril Cultural 1969 - pág 294

As duas iguarias são deliciosas e não podem faltar nas festas aqui em casa. Quais são as comidas típicas de festas aí onde você mora? Compartilhe com a gente aqui nos comentários.

Fontes: 
Super Interessante - Feijoada
História de Tudo - Feijoada
Petit Gastro - Feijoada
Wikipédia - Feijoada
Brasil Escola - Feijoada
Portugal num Mapa - Caldo Verde
Wikipédia - Caldo Verde
Folclore - Culinária Folclore - Culinária Reviewed by Infu_chan on 10:00 Rating: 5

Nenhum comentário