[Slider]

Folclore - Brincadeiras II





       Ao longo dessa primeira semana, pesquisei com as crianças quais eram suas brincadeiras favoritas, com quem brincavam e de que os familiares brincavam quando criança.
       Conheci uma variedade de brincadeiras novas (até então desconhecidas por mim) e percebi que uma boa parcela da turma não brinca em casa. Apenas joga no celular ou vê televisão.
       Por isso, decidi ensinar  e aprender uma brincadeira a cada dia, para que eles aumentem seu repertório e possam modificar os hábitos sedentários.


Cobra cega


Ivan Cruz - Cabra Cega


       Fizemos uma votação e está foi a brincadeira escolhida. Fui perguntando a turma quais eram as regras e anotando em uma folha de A3. Esclarecidas todas as regras, começamos a brincar.
      A agitação foi geral,as todos participaram. Inicialmente, tive de intervir, pois os mais animados estavam indo ao encontro da "Cobra cega"
      Após as intervenções, a brincadeira fluiu por cerca de vinte minutos.
      Quando percebi que estavam começando a se dispersar, fiz uma rodinha de conversas, para se acalmarem e falarem sobre a experiência.

Amarelinha

Ivan Cruz - Amarelinha e Boneca


       Neste dia iniciei a rodinha perguntando sobre Amarelinha. Apesar de estar na nossa lista de brincadeiras, fiquei surpresa ao ver a quantidade de crianças que não conheciam a brincadeira.
      Mais uma vez, em uma folha A3, anotei as regras, conforme iam falando.
      Logo após, comecei a desenhar no chão, seguindo as instruções deles. Selecionei dez crianças para que escrevessem os. Números dentro do traçado.
      Sentei todos em linha reta e demonstrei como se pula. Chamando de um em um, todos foram brincando e neste momento percebi a falta de coordenação motora e a estranheza com a brincadeira da maioria das crianças.
      Na segunda rodada, intervi na forma de pular, apontando erros e reforçando as regras do jogo.
      Como muitos ficaram desconfortáveis com a brincadeira, separei a turma em grupos, num rodízio de atividades. Cerca de doze crianças permaneceram na Amarelinha ( agora já quase apagada do chão). Avisei que não iria vigiar a brincadeira e que teriam de se resolver as disputas sozinhos.
      Foi aí que me surpreendi com o grupo, organizaram uma fila para brincar, sem discussões ou brigas e permaneceram na Amarelinha por mais de meia hora.
      Em uma das mesas, organizei uma atividade em folha, para reforçar a letra "A" e para que levantassem as próprias hipóteses de como se escreve Amarelinha.

      Eu sei que essa postagem ficou longa, mas resolvi detalhar as atividades desenvolvidas com eles e suas reações.

      O que vocês acharam? Querem mais deste tipo de postagem? Deixe a sua opinião nos comentários, ela é sempre de grande ajuda.
Folclore - Brincadeiras II Folclore - Brincadeiras II Reviewed by Infu_chan on 10:00 Rating: 5

Nenhum comentário